Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

São Paulo perde cada vez mais árvores

Por que isso tem acontecido?

Neste ano, o verão em São Paulo foi bastante atípico. Fortes tempestades marcaram a estação mais quente do ano e a cidade registrou um elevado número de queda de árvores, parte delas ainda pode ser vista em várias ruas. Essa triste realidade vem se agravando anualmente e há vários fatores para que isto aconteça. Somente neste ano, foram mais de 3.000 quedas de árvores na cidade, uma média de duas por hora.

Quem passou pelas ruas da cidade neste verão pôde perceber que não era raro encontrar uma árvore caída no chão, principalmente depois de uma chuva forte. E buscando dados da Prefeitura de São Paulo, eu constatei que este problema vem se agravando. Em um período de pouco mais de três meses, contatos a partir do primeiro dia deste ano, foram 3.153 quedas.

Somados os anos de 2014 a 2018, o volume é impressionante: mais de 16.400 árvores caíram na cidade. Fato é que somente neste ano as chuvas foram mais intensas, os meses de janeiro e fevereiro registraram um volume 27% maior que a média nos últimos trinta anos, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas). Porém, isto por si só não justifica.

Você pode se interessar:

Historicamente, nós sabemos que há podas e corte de raízes feitos de maneira equivocada, árvores mau tratadas, muitas delas sofrem com infestações de cupins e que ao longo do ano não são tratadas. As árvores que embelezam a nossa cidade e nos trazem mais alegria merecem um cuidado melhor. Ninguém quer viver em uma cidade cinza.

Como você cuida? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.