Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Reservas ambientais abertas ao público

Em plena selva de pedra, uma riqueza preservada e que pode ser conferida

Pela primeira vez, cinco reservas ambientais na cidade de São Paulo serão abertas ao público. Começando pelo Parque Natural Municipal Itaim, que recebeu os primeiros visitantes no último dia 14. E nesta mesma semana será a vez dos Parques Varginha, Bororé e Jaceguava, todos eles localizados na zona Sul. Por último, o Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, na região Leste, será aberto a partir de 4 de fevereiro. Juntos, eles somam mais de 2 mil hectares e muitos atrativos.

Visitar reservas ambientais em plena cidade de São Paulo pode ser algo inimaginável, ainda mais por ela ser considerada uma selva de pedra. Porém, muitos não sabem que por aqui extensas áreas verdes são preservadas, uma rica flora e fauna. Nos cinco parques que estão sendo abertos ao público, o principal atrativo é as trilhas em meio à mata, somado ao contato com a biodiversidade local.

Nestas trilhas não será difícil encontrar históricas árvores, como as embaúbas prateadas, cedros, palmitos-juçara e cambuci da Mata Atlântica, todas elas devidamente identificadas. Bugios ruivos, preguiças e veados-catingueiros são exemplos de moradores que vivem nestes santuários e que por sorte poderão ser vistos pelos visitantes.

Nos parques da zona Sul, pelas trilhas podem ser avistadas também as Represas Billings e do Guarapiranga. Já o parque da zona Leste está localizado em uma área com 50 nascentes de rios que compõem o sistema que forma o Córrego Aricanduva. Até então, estes parques só podiam ser visitados com agendamento prévio. Para sorte de muito nós, isso mudou, mesmo que temporariamente.

Com status de grandes reservas nacionais e sob a responsabilidade da Prefeitura, a iniciativa de abri-los ao público é da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. Um projeto-piloto que contempla este mês de janeiro e fevereiro, de forma que a cada dia da semana um dos parques ficará aberto e nos fins de semana todos estarão abertos para o público.

Que tal este programa? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). É provedor (presidente) da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.