Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Uma viagem de CPTM

Conservação e limpeza chamam a atenção

Diariamente, o transporte metropolitano de São Paulo atende 10,6 milhões de passageiros, sendo aproximadamente 3 milhões nas linhas que compõem os trens da CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Ao todo, são sete linhas que não apenas cruzam a cidade como também se estendem para outros municípios, um total de 23, em seus 271 quilômetros de extensão. O que chama a atenção é a limpeza dos trens e das estações, e a conservação dos assentos, o que não é visto em muitos países do primeiro mundo.

Geralmente, nós costumamos reclamar dos serviços públicos e da infraestrutura da nossa cidade, mas temos que reconhecer os que funcionam bem. Exemplo disso são os trens da CPTM. Diariamente, uma multidão utiliza uma ou mais de uma de suas sete linhas que atravessam a cidade e abrangem também municípios vizinhos. Muitas delas fazem a chamada baldeação com linhas de metrô e de ônibus, o que facilita bastante o nosso deslocamento.

E neste entra e sai, são cerca de 3 milhões de passageiros transportados diariamente, o que equivale à população de Salvador (BA) e poderia preencher 60 campos de futebol. Outro dado curioso da CPTM é que um trem é capaz de transportar o equivalente a 500 carros ou 28 ônibus. E, ainda, do total de viagens realizadas diariamente, 2.800 totalizando 80 mil quilômetros percorridos, isso significa duas voltas completas em torno da Terra.

Também é pelos trens da CPTM que podemos viajar pelas paisagens, como às margens do Rio Pinheiro, para quem utiliza a linha Esmeralda, que liga Osasco ao Grajaú, conferir as belezas da Estação da Luz, que faz parte da trajetória das linhas Coral e Turquesa, e até chegar ao aeroporto de Guarulhos, pela linha Jade. Barueri e Itapevi fazem parte da linha Diamante, como Jundiaí faz da Rubi, entre outras que nos levam às cidades vizinhas.

Seja a trabalho, estudo ou a lazer, os trens são uma ótima opção. E como eu disse no começo, chama a atenção a limpeza e a conservação dos vagões. Raramente se vê um papel jogado no chão e assentos depredados. Pichação não existe nas paredes e toda a frota tem ar-condicionado. Em muito países, este cenário é bem diferente.

Você utiliza os trens da CPTM? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.