Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A reinauguração do Museu da Língua Portuguesa

Prevista para junho deste ano, nós ficamos na torcida

O Museu da Língua Portuguesa foi um grande presente para a cidade de São Paulo. Inaugurado em 2006, menos de uma década depois, três andares do prédio e a sua cobertura foram consumidas por um incêndio no ano de 2015.

Fechado para obras de restauração, ao que tudo indica, ele será reaberto em junho deste ano. Desta vez, com mais quesitos de segurança, como a instalação de um sistema de combate a incêndio por chuveiros automáticos, chamados de sprinklers.

Era março de 2006, quando o Museu da Língua Portuguesa abriu as suas portas para o público. Entre os seus grandes atrativos estavam os recursos tecnológicos e o ambiente multimídia de forma lúdica. Recursos interativos também foram criados para que os seus visitante pudessem conferir a história da língua portuguesa como um fator de união dos povos que a falam. Quem teve a oportunidade de conhecê-lo, não teve como não se encantar.

Símbolo do que há de mais avançado em termos de recursos tecnológicos, ele reúne também projeções holográficas, painéis digitais, entre outros artifícios que levam o público a uma verdadeira viagem a esta tão importante língua que é a oficial em oito países do mundo, Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e, claro, aqui do Brasil. As chamas consumiram boa parte do museu, mas nem tudo está perdido.

Ele já passa por um processo de reforma, o que inclui projetos para que ele tenha mais segurança para que não se repita o que aconteceu em 2015. Quem não teve a oportunidade de conhecê-lo, ao que tudo indica poderá ter logo mais. Segundo o governo do Estado de São Paulo, a previsão para a sua reabertura é em junho deste ano. Da mesma forma que ele encanta pelo seu conteúdo, pela sua localização também não é diferente, em pleno coração de São Paulo, numa parte da Estação da Luz.

Você conheceu o Museu da Língua Portuguesa? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.