Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Um assunto que não pode deixar de ser discutido

Número de suicídios no Brasil é alto e tem que deixar de ser um tabu

A campanha brasileira de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, teve início em 2015 e pelo calendário da Organização Mundial de Saúde (OMS), hoje é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Globalmente, cerca de 800 mil casos são registrados anualmente e no Brasil, somente em 2018, conforme o último levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, foram 13.463 mortes por suicídio, ou 37 casos por dia, um número muito elevado.

Para muitas pessoas é inconcebível a ideia de que alguém possa tirar a sua própria vida. Para alguns é uma covardia, para outros, um ato de coragem. Seja o que for, isso é uma realidade que afeta principalmente os jovens e alguns motivos podem explicar essa atitude, ente eles, a depressão, bipolaridade, o abuso de álcool e drogas e quadros de esquizofrenia.

Fato é que quem comete o suicídio não apenas tira a sua própria vida, como também destrói os seus familiares e amigos pela culpa que sentem por não terem evitado. Quem passou por isso, sabe muito bem o que eu estou falando. Mas não há culpa e nem culpado, já que muitas vezes o ato é impulsivo em um momento de desespero.

O que a sociedade precisa é parar de tratar o tema como tabu e passar a vê-lo como um problema de saúde mental. Não há uma fórmula certa que mostre a intenção da pessoa em cometer o suicídio, mas alguns sinais de alerta podem evidenciá-lo, como a falta de esperança, a preocupação com a própria morte, o isolamento, mudanças de condutas e ideias verbalizadas sobre suicídio.

E um apoio emocional, simplesmente escutando o que a pessoa tem a dizer, pode reverter essa intenção, a exemplo do trabalho que é feito pelo CVV, Centro de Valorização da Vida, que recebe de todo o país cerca de 300 mil ligações por mês, uma média de 10 mil ligações por dia. Apenas para citar um, entre tanto outros que fazem esse trabalho de prevenção.

Como mudar essa realidade? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.