Um fôlego para o comércio

Datas comemorativas impulsionaram as vendas e mais consumidores estão nas ruas

A pandemia foi devastadoras para muitos comerciantes que tiveram que fechar as suas portas durante o isolamento social, muitos não operavam com o comércio eletrônico ou com o sistema de delivery, muitos não tiveram fôlego para continuarem e fecharam as suas portas definitivamente. Os que se mantiveram, presenciaram uma retomada gradual, principalmente em função das datas comemorativas, como mostra uma pesquisa da Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo.

Pelo levantamento, que teve a participação das principais CDLs (Câmara de Dirigentes Lojistas) do Estado de São Paulo, 68% dos lojistas apontaram aumento nas vendas, após seis meses de quarentena. A constatação é que as datas sazonais, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças contribuíram para a retomada do comércio. A comparação foi feita em relação ao início isolamento social, que ocorreu em março deste ano.

Para os lojistas, o setor mais beneficiado foi o de eletrônicos (59,1%), seguido pelo de beleza e cuidado pessoal (22,7%). Os setores de vestuário e calçados (13,6%) e o de brinquedos (4,5%) acompanharam o levantamento, ocupando o terceiro e quarto lugares, respectivamente. Também contribuiu para esse resultado o fim do isolamento social e a volta dos consumidores nas ruas.

Por outro lado, os lojistas tiveram que se adaptar para atenderem as obrigações sanitárias, o que foi uma despesa, e muitos deles estavam com caixa baixo. De modo geral, dados do Sebrae mostram que apenas 15% das empresas foram atendidas pelo PRONAMPE, programa governamental que visa facilitar crédito. Batalhadores, os comerciantes seguem no caminho para fazerem o seu negócio dar certo e superarem esse momento de pandemia.

Você já voltou a fazer compras presenciais? Compartilhe: