Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Brasileiros estão otimistas com o futuro

Mesmo os que perderam o emprego esperam por um recolocação e muitos pretendem empreender

Mesmo diante de um cenário preocupante de desafios em decorrência da pandemia de covid-19, os brasileiros das classes C e D estão otimistas com o futuro. Isso é o que mostra a 1ª Pesquisa Go2Mob/FirstCom Pós-Vacina Covid-19, realizada pela Go2Mob, com a participação de 4.515 brasileiros dessas classes sociais. Perguntas em relação à economia, emprego, renda, saúde, vacinação, educação e comportamento do consumidor, fizeram parte da pesquisa para compreender qual é o cenário futuro para eles.

A começar por emprego, apesar de 54,6% terem perdido o seu no último ano, 86,3% dentro desse grupo acreditam que vão conseguir uma recolocação no mercado de trabalho depois que a pandemia acabar. Questionados se já montaram um negócio próprio nos últimos meses ou se pensam em criar algo depois da pandemia, 48% disseram que sim.

Pela pesquisa, somente 17,5% dos brasileiros das classes C e D estão em home office, o que mostra que eles são os mais atingido pelo covid-19, por trabalharem em atividades nas quais precisam sair de casa. Para eles, a grande esperança é a vacinação. Tanto que 68,3% pretendem tomar a vacina e dentro desse grupo, 84,2% continuarão com o distanciamento e uso de máscaras e álcool em gel, mesmo após serem vacinados.

E sem a vacinação, a maior parte é contra a volta às aulas presenciais. 26,1% dos participantes têm filhos em idade escolar, destes, 89,1% disseram que os filhos ainda não voltaram para a escola e 69,6% não concordam com o retorno às aulas antes da vacinação e do fim da pandemia. Quanto ao ensino à distância, 67,1% destacaram que os filhos estão estudando em casa.

Quanto à economia do país, 67,6% acreditam que ela vai melhorar. Por outro lado, 26,9% disseram que ela não vai melhorar e nem piorar, e para 5,5% a situação vai piorar. Entre os respondentes, 46,9% tiveram acesso ao auxílio emergencial.

Você está otimista? Compartilhe:

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.