Pessoas no limite
A irritabilidade e o estresse aumentaram, como uma das consequências da pandemia
Um dos efeitos notórios causados pela pandemia e pelo isolamento social é a irritabilidade das pessoas. A sensação que se tem é que todos estão no limite, qualquer palavra pode causar uma desavença, ainda mais quando se trata de redes sociais em que a interpretação não deixa de ser um grande problema. O trânsito, como diziam no passado, “virou terra de Marlboro”, cada um faz o que quer, motoboys e ciclistas circulam livremente na contramão e muitos motoristas se esquecem de respeitar o sinal vermelho.
Comprovadamente, durante o primeiro ano da pandemia, 40% dos brasileiros sentiram frequentemente tristeza e o sentimento de depressão e 50% relataram a sensação de ansiedade e nervosismo, nos mesmos percentuais, 40% disseram ter problemas relacionado ao sono, o que antes não tinham, e para os que já tinham, 50% afirmaram que isso foi agravado.
Os dados acima fazem parte do estudo “ConVid – Pesquisa de Comportamentos”, do Instituto de Comunicação e Informação Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Estadual de Campinas. Ao todo, participaram 44.062 adultos e 9.470 adolescentes de 12 a 17 anos.
Já um levantamento da International Stress Management Association (Isma- BR), mostrou que cerca de 70% da população economicamente ativa no Brasil têm sintomas de estresse, o que provoca várias alterações importantes no corpo, que podem resultar em doenças. Portanto, é hora de prestarmos atenção, de nos observarmos, pois podemos ter qualquer um desses sintomas sem percebermos.
Você teve algum desses sintomas? Compartilhe:
___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.