Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Cresce o número de casamentos no Brasil

A tendência foi observada a partir do mês de março, quando comparada ao mesmo período de 2020

Nos primeiros dez meses deste ano, o número de celebrações civis aumentaram 27,61% no País, em comparação ao mesmo período de 2020. Ao todo, foram realizados 683.855 matrimônios. Uma das explicações é que a confiança proporcionada pelo aumento da vacinação e pela diminuição do número de óbitos causados pela covid-19 em todo o País, fizeram com que os casamentos voltassem a crescer no Brasil.

A tendência de alta começou a ser verificada em março, quando os números de 2021 ultrapassaram os de 2020, totalizando 62.879 casamentos, enquanto em 2020, quando se iniciou a pandemia no País, os números foram fechados em 53.903. Entre os casamentos homoafetivos acontece a mesma retomada.

No total, em 2021, foram realizadas 8.780 celebrações entre pessoas do mesmo sexo, enquanto nos primeiros dez meses de 2020 este número foi de 6.461, um aumento de 35,89%. Os dados foram levantados pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen/BR), entidade que representa os 7.654 Cartórios de Registro Civil do Brasil.

Esta retomada acontece às vésperas de dezembro, tradicionalmente o mês onde é realizado o maior número de casamentos no Brasil, sendo o preferido para as celebrações, uma vez que coincide com as férias coletivas de trabalhadores, férias escolares das crianças, assim como o recebimento do décimo terceiro salários, sendo o período ideal para as cerimônias e viagens de lua de mel.

Você acha que essa tendência deve continuar? Compartilhe:

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.