Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O ocaso do telefone fixo

Houve época em que ter linhas de telefone era um investimento de alta rentabilidade. Uma linha custava caro porque a espera pelas novas linhas, colocadas no mercado pelos planos de expansão, podia levar alguns anos.

Quem tinha, tinha. E fazia bom uso delas. Era comum o aluguel das linhas existentes, o que dava ao dono uma rentabilidade que poucos investimentos chegavam perto.

Aí veio a abertura do mercado. Acabou-se o monopólio estatal e, com o fim dele, o Brasil passou a ter telefones como, ou melhor, de forma parecida com os países desenvolvidos.

Lembro quando fui morar na Alemanha. A instalação do telefone era feita no máximo em 24 horas depois do pedido. E não se pagava taxas extras por isso. Fazia parte da rotina.

Imagine um brasileiro, acostumado com as longas demoras da Telesp, vendo aquilo. Era coisa de ficção científica!

Você pode se interessar:

Com a privatização, o problema das linhas foi rapidamente resolvido e na sequência entraram em cena os telefones celulares.

Hoje o Brasil tem mais de 200 milhões de celulares e a consequência foi o quase que fim dos orelhões, os telefones públicos antigamente espalhados pelo país em número sempre menor do que o necessário.

Hoje os orelhões são objetos desconhecidos de grande parte da população. Os celulares mataram os telefones públicos.

E agora parece que chegou a vez dos telefones fixos. Você reparou que, cada vez mais, você usa menos o telefone fixo da sua residência? Quando ele toca, invariavelmente, é propaganda, alguém querendo te vender alguma coisa ou outra amolação que você não pediu, mas que te impingem goela abaixo, invadindo sua privacidade.

No ritmo que vai, o tempo dos telefones fixos está chegando ao fim.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Ouça esse conteúdo:

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.