Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O São Paulo e a paz social

Há duas semanas, num jogo em que não deu nenhum chute a gol, o São Paulo perdeu de um a zero da Ponte Preta, que deu dois chutes a gol e converteu um, ou seja, teve 50% de aproveitamento.

Estatisticamente, mais uma vez o São Paulo mostrou sua força e seu desempenho impecável. Ao não chutar a gol nenhuma vez e não marcar nenhum gol, o São Paulo apresentou a incrível média de 100% de aproveitamento, que praticamente se repetiu logo de cara na desclassificação, depois dos dois primeiros jogos da Libertadores.

Num país dilacerado pelas divisões ideológicas, pela vergonha da eleição no Senado, pelas ameaças a favor e contra que permeiam a internet todos os dias, diante do desconhecido que assombra nosso futuro, o São Paulo é a derradeira tábua de salvação, a certeza do já vivido, o último fio de sanidade que nos liga aos sonhos e esperanças que há muito tempo garantem que somos o país do futuro.

Você pode se interessar:

O São Paulo não perde porque não pode ganhar, o São Paulo perde em nome da manutenção do equilíbrio psíquico indispensável ao encontro da vergonha perdida, da dignidade e da confiança perdidas, que nos encheram de assombro no campeonato sub-vinte, onde o Brasil deixou claro, de uma vez por todas, que a máquina de jogar futebol que encantou o mundo no século 20 faz parte da história e está escondida nas brumas do tempo.

A distância histórica também coloca as glórias do São Paulo no começo da década de 1990. É lá que temos que resgatar as forças para resgatar o futebol brasileiro.

Por isso o time perde. Perde no Paulista e nas Libertadores para nos lembrar de outros tempos em que ser feliz era mais fácil.

É feio e triste e sofrido? O são-paulino sabe que é. Mas é indispensável para o encontro com algo maior. Então vale o sacrifício.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Ouça esse conteúdo:

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.