Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O perigoso é o pernilongo

Tem quem ache que perigoso é um elefante enfurecido. Outro, que é o crocodilo de água salgada da Austrália. Tem quem diga que é o leão sem juba de Tsavo. E os que lembram dos tigres da Sibéria.

Tem os que têm pânico do mar, então colocam as orcas em primeiro lugar. Ou os tubarões brancos. Enquanto os que realmente sabem das coisas citam o tubarão cabeça chata. E tem quem veja nos cachalotes perigo iminente, mais por conta de Moby Dick do que com base na realidade.

E tem o grupo dos que temem répteis e animais venenosos. Os que ficam arrepiados só de pensar no estrago feito por uma naja ou uma mamba negra, se esquecendo das enormes surucucus sul-americanas.

Leia também: O galo da madrugada

Os especialistas, lembrando de acidente acontecido meio século atrás em Itanhaém, pensam logo nas raras e mortíferas corais verdadeiras, que enganam até os diretores do Instituto Butantã.

E os fãs dos filmes de caubói logo têm em mente o chocalho sinistro de uma cascavel ou uma aranha negra e peluda, pronta para dar o bote.

O que não falta são animais perigosos, capazes de matar o ser humano sem se preocupar com consequências ou remorsos.

Leia também: Os escorpiões saem das fábulas

Mas um amigo, caçador famoso, depois de quarenta anos, descobriu que perigoso, mas perigoso mesmo, são os pernilongos. Não, na conta não entram outros mosquitos, abelhas, moscas e marimbondos. Perigosos de verdade são apenas os pernilongos.

Ele sabe porque quebrou o cotovelo numa caçada a um pernilongo matreiro, cheio de truques, que morreu, mas quase o levou junto, quando, num movimento inesperado, voou em sua direção, fazendo com que caísse da cadeira aonde havia subido para caçar o monstro. Antes de cair, acertou a raquetada mortal, mas, na queda, quem quase morreu foi ele, que, por sorte, só quebrou o cotovelo, luxou o quadril e ficou com o corpo roxo.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.