Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Qual seu restaurante preferido?

 

Qual seu restaurante preferido? A pergunta, em São Paulo, não é fácil de ser respondida. A cidade é um enorme restaurante, com milhares de opções, de sanduíches a pratos os mais sofisticados e estranhos.

São Paulo tem de tudo. Até o que você nunca imaginaria que pudesse ter, se procurar, vai achar. A gastronomia é um dos pontos fortes da cidade e atrai milhares de turistas, que vêm para cá não só atrás da peça de teatro, do musical ou do museu, mas também para comer e beber do bom e do melhor.

Elencar dez grandes restaurantes é fácil. O duro é dizer qual o que você acha melhor. E não precisa ser caro, o melhor pode ser barato ou, pelo menos, menos caro. Não sei se São Paulo ainda tem restaurantes realmente baratos entre os mil que fazem a diferença em qualquer lista de publicação especializada.

Leia também: Sushi ou sashimi?

Mas não é mérito nosso. No mundo inteiro a boa gastronomia custa caro. E se você for a um bom restaurante em Nova Iorque ou Londres, vai achar o preço dos nossos mais do que razoável.

Eu gosto de frequentar restaurantes. Experimentar, conhecer, virar cliente. Isso mesmo, virar cliente. Na maioria dos restaurantes que eu frequento sou amigo dos garçons, do manobrista, do barman.

Alguns eu frequento há mais de vinte anos. Outros descobri há menos tempo. Mas é raro eu não ter conhecidos na maioria deles. Ou em outros restaurantes, que não fazem parte da minha rotina, mas que, quando eu vou, descubro um velho amigo trabalhando lá.

Leia também: É dia de feira

Massa, comida árabe, chinesa, japonesa, francesa, tailandesa, churrascaria, pizzaria, o que você quer comer hoje no jantar?

Essas são apenas algumas das opções. E elas se espalham em restaurantes em todos os cantos da cidade. Escolha o seu e bom jantar!

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

 

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.