Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

22 de abril

O Brasil é um país louco. Ou pelo menos com pouca lógica nas ações que pautam seus homens públicos, os chamados representantes do povo.

É só olhar a quantidade de feriados que mancham de vermelho nossas folhinhas para se ter certeza de que o trabalho não faz parte das preferências nacionais. Nada de mal nisso, pelo contrário, afinal trabalho é sacrifício, assim só teria sentido se garantisse a entrada no paraíso.

E é aí que mora um bom exemplo da falta de lógica das ações que pautam nossos ilustres senadores, deputados e vereadores.

O dia da descoberta da terra, a data que Cabral aportou na Bahia, quer dizer o começo de tudo, não é feriado.

Pasme, mas hoje não é feriado. Ontem foi feriado. Dia de Tiradentes. O herói republicano que pouca gente sabia que existia até ser proclamada a república.

Agora, responda: o que é mais importante, a Inconfidência Mineira ou o descobrimento do Brasil?

Se você acha que é a Inconfidência, me diga: como o movimento aconteceria sem o descobrimento do Brasil?

Pois é. Tudo decorre dele. Tanto faz o quando, o como ou até o porquê. Sem o descobrimento todo o resto ficaria na hipótese, já que não aconteceria, pelo menos da forma como se deu.

Se nós temos feriado para tudo e para todos. Se até ilusão vira dia santo e dia santo continua santo, bom quando cai na segunda feira, para emendar o resto da semana, por que, em nome de Deus, o dia 22 de abril não é feriado? Será que Cabral agrediu alguém importante? Será que é uma forma de negar nossa origem? Não tem lógica, nem dá pra entender.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.