O problema é a rede cair

Trabalhar em casa, home office, pode ser ótimo. Resolve problemas de saúde pública, impede o coronavírus de se espalhar, impede que o que não pode atrasar atrase, etc.

É um upgrade que veio para ficar. A maioria das empresas brasileiras não tinha ideia que dava para ser assim. Seus colaboradores iam diariamente aos escritórios e era lá que descarregavam sua dose de oito horas de trabalho.

Leia também: Aproveite o seu tempo

Burro treinado para andar na mesma trilha leva tempo para aprender outro caminho ou outro passada. O hábito centenário de trabalhar em escritório está profundamente arraigado na nossa memória. Assim, é quase regra as pessoas trabalharem em escritórios, que, por isso mesmo, capricham na apresentação, tentam ser o mais amigável possível para os colaboradores se sentirem bem e darem o máximo.

A regra vale para as Américas, Europa, Ásia e Oceania. Em todos os continentes a maioria das pessoas trabalha em escritórios. Se é bom ou é ruim não vem ao caso. Ou não vinha.

Com a pandemia e a mudança radical das regras impostas por ela, nem tudo será, de novo, como era antes. E, entre as mudanças, trabalhar em casa pode ser um ponto sem volta, algo que veio para ficar. Afinal, é mais barato, mais simples, a empresa não necessita um escritório inteiro para colocar seus funcionários durante as horas de trabalho.