Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A volta dos pernilongos

 

Durante meses, os pernilongos andaram desaparecidos da vida da cidade. Seu zumbido insuportável e enlouquecedor sumiu dos ouvidos de milhões de paulistanos acostumados com o inferno das noites mal dormidas, ao som da sinfonia “unicafone”, bizum, bizum, bizum. E das picadas que coçam para completar o cenário de tragédia.

Leia também: O perigoso é o pernilongo

Bizum, bizum, bizum e no final a picada ardida, que logo em seguida começa a coçar, completando o efeito da música assassina para garantir uma noite mal dormida.

Há quem goste de tudo, mas ainda não achei quem goste dos pernilongos e de sua saga de sangue quase infindável, como se Odin ordenasse aos insetos que dessem aos seres humanos a noção exata de sua absoluta insignificância.

Ano após ano, certos meses do ano foram feitos para os pernilongos fazerem a festa. E eles se esbaldam, com as fêmeas sugando sangue e os machos levando a culpa.

Fazia um bom tempo que os pernilongos tinham saído de cena. Obra de governante ou obra do acaso, ninguém nunca saberá com certeza. O fato é que nos últimos anos os pernilongos andavam vasqueiros, apenas um ou outro dando as caras, ou melhor, fazendo bizum nos nossos ouvidos.

Mas o quadro mudou. Difícil dizer se há uma parceria em construção com o objetivo de fazer o máximo de mal com o mínimo de esforço para dobrar a arrogância humana.

Leia também: Pernilongo e borrachudo

Se sim, a manobra é um sucesso e em breve as diversas forças unidas pelo objetivo comum de nos causar danos estarão comemorando vitória, umas sugando sangue, outras sugando vidas.

A nós, resta chorar, ranger dentes e acender velas para que as autoridades encontrem os xamãs que exorcizem o zumbido assassino.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.