Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O universo não está nem aí

 

Você olha para fora, vê o dia profundamente azul, com o sol firme e forte e descobre que o universo não está nem aí para o que acontece conosco, seres humanos, ameaçados por um vírus e suas mutações e pela derrocada catastrófica das lideranças do mundo, cada uma mais medíocre ou incompetente do que a outra.

A única grande líder decidiu ir para casa e sem Ângela Merkel o cenário político fica ocupado por Macron, Putin e outros do naipe, quase tão ruins ou até piores do que o grande capitão que vai fazendo o Brasil desandar e mais de 250 mil pessoas morrerem, boa parte porque ele decidiu que não acredita no vírus.

Leia também: A gripinha que mata

Pode mais quem chora menos. O vírus não está chorando, ao contrário, está dando a volta nas vacinas, se reinventando em cepas novas, mais contagiosas e possivelmente mais letais.

Enquanto os Estados Unidos passam a marca trágica dos 500 mil mortos, em consequência das sandices do ídolo do grande capitão, também mudam o rumo da carruagem, aprimoram a vacinação e já estão imunizando mais de um milhão de pessoas por dia.

Aqui o barco segue sem rumo, sem rota, comandado por um especialista em logística que não sabe o que é isso. Enquanto ele promete mundos e fundos e manda usar as vacinas separadas para serem aplicadas como segunda dose nas pessoas já vacinadas, algumas cidades suspendem a vacinação por falta de vacinas.

Leia também: A pandemia foi pro saco

Ao mesmo tempo, a Fiocruz informa que ainda não assinou o contrato com Oxford para a fabricação da vacina no Brasil. E o Butantã informa que os insumos chineses estão atrasados porque o governo complica.

Quer dizer, estamos no mato sem cachorro? Não sabemos quando teremos novas vacinas? Para o universo isso é completamente indiferente.

 

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.