Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

2 anos sem Paulo Bomfim

Depois de 23 de maio e antes de 9 de julho, no dia 7 de julho de 2019, o Poeta Paulo Bomfim embarcou na canoa que o levou para sua última jornada e singrou na Monção da Eternidade.

Deixou armas, espadas, bacamartes, penas, sonhos, versos e canetas em cima da mesa de seu apartamento da Peixoto Gomide e foi encontrar seus maiores que não retornaram do Sertão.

Quatrocentos anos em 93. Uma vida carregada de outras vidas, de sonhos, de conquistas, de caminhos abertos e trilhas ignotas, no rumo dos Eldorados escondidos no Décimo Primeiro Canto dos Lusíadas, nas Lagoas Douradas, na saga do Guairá, nas Bandeiras de Manuel Preto, Raposo Tavares e Fernão Dias.

São Paulo respira a lembrança de Paulo Bomfim. Ninguém foi mais apaixonadamente paulista do que ele. Ninguém encarnou a alma paulista como ele. Ninguém lutou os 32 de todos os dias com a coragem dele.

Poeta, sinto sua falta na falta dos nossos almoços de segunda feira. Na falta dos almoços dos outros dias. Na falta do vinho e da conversa que enriquecia e embelezava o dia.

Sinto sua falta na falta de rumo no portulano da cidade tomada pela pandemia, sem você para contrapor a poesia ao vírus assassino.

Sinto sua falta nos detalhes da cidade, na flor no terreno baldio, nos Antonios Tristes dormindo no frio das calçadas, no paralelepípedo das ruas antigas, no asfalto esburacado das avenidas de novo ensandecidas.

Poeta, foi bom você ter partido, levado pelas águas do Tietê da eternidade. Seu coração iria se despedaçar vendo as barbaridades que acometem o Brasil, que maltratam São Paulo. Mas, se você foi poupado, nós que ficamos, nós, além da sua falta, vivemos a falta dos versos e do belo que dão sentido para a vida. 2 anos sem você é muito tempo!

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.