Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A magia das Olimpíadas

Com pandemia, sem pandemia, com os japoneses apoiando ou não apoiando, a verdade é que as Olimpíadas são um momento mágico no cotidiano da humanidade.

Ainda mais neste ano de pandemia de coronavírus, os jogos são um momento de trégua, de superação e de confirmação do ser humano.

O ser humano é o que é porque é o que é. E ele é bom, tem luz própria, tem alma, espírito e sentimento que empurram o corpo na busca do novo recorde, de ultrapassar o impossível, de fazer melhor porque é o que ele espera de si.

Ver Rayssa Leal, a skatista brasileira, do alto de seus 13 anos, fazer manobras assombrosas é tão impressionante quanto a superação de um nadador batendo um novo recorde ou um corredor exausto arrancar o último fôlego do fundo da alma e cruzar a linha de chegada, tanto faz em que posição, o que conta e emociona é ele chegar.

Os Jogos Olímpicos são a confirmação de nossa capacidade de competir, vencer e perder, com honra, com brio e com orgulho de defender as cores de cada nação. São a confirmação de nossa capacidade de sermos melhores e de melhorarmos a cada dia.

São a certeza de que não somos bestas feras com as presas e os olhos manchados de sangue. São a certeza de podermos fazer melhor a cada dia. São a catarse, a superação do desafio e o encontro com o destino, na ultrapassagem dos limites do corpo na plenitude da mente.

Os Jogos Olímpicos justificam ficarmos acordados até tarde, madrugada a fora, nas noites frias, enrolados num cobertor, enquanto nos espelhamos nos atletas e, mais que torcer, vivemos suas emoções como se fôssemos eles. E rimos e choramos porque é assim é que é. Na vida, vencer é o detalhe. O importante é fazer bem-feito e não fugir da raia.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.