Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os sabiás de madrugada

Tem quem goste, tem quem não goste. E tem quem queira matar os sabiás desembestados cantando de madrugada. A vida é assim, nem todo mundo gosta do que o próximo gosta. E a riqueza da vida é exatamente esta, como perguntava o antigo comercial: o que seria do verde se todos gostassem do amarelo?

Ainda bem que tem para todos os gostos e de todas as maneiras. Entre elas, os sabiás retomaram as madrugadas, no jogo duro da preservação da espécie.

Cada um sabe de si e os sabiás sabem que, se não cantarem nas madrugadas, correm o sério risco de não encontrarem a fêmea de seus sonhos para garantir o futuro da espécie.

A cada ano a cantoria começa mais cedo. No tempo e na hora. Pode ser que seja apenas uma impressão, mas a sensação de que começa mais cedo é quase palpável, nítida e forte, na cantoria, ou piação, varando a madrugada.

Quatro da manhã já estão piando. Como eu sei? Depois de uma certa idade, a gente acorda de noite. E ouve as aves na sua faina, na busca da fêmea e da felicidade de acasalar.

Pode mais quem pia mais. A regra dos sabiás é simples e clara. Quem não piar não acasala e a vida pode ficar muito sem graça.

Quem não gosta, não gosta porque não dorme, atrapalhado pelo canto das aves. Quem gosta, gosta pelo mesmo canto que deixa leve a noite e mostra que a vida é feita de muitos momentos, que cada tempo tem seu instante. Na rotina dos sabiás, agora é a hora de encontrar a parceira. E a forma de fazer isso é soltando a voz nas madrugadas. Não sei como as fêmeas escolhem seus companheiros, mas com certeza há de ter regras tão incompreensíveis como as que regem o amor.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.