Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

A culpa não é só do clima

As mudanças climáticas estão aí, debitando centenas de bilhões de dólares por ano na conta dos seres humanos. Não tem canto do planeta que não sinta a força dos estragos e alguns ameaçam inclusive desaparecer, engolidos pelo mar, como algumas ilhas do Oceano Pacífico, que estão, ano a ano, perdendo parte de seu território.

O problema é muito sério e não tem solução no curto prazo. Tem gente que diz que nem no longo, pelo menos se não começarem a fazer o que já deveria estar em andamento, mas está longe de chegar perto de onde deveria estar.

Discurso é discurso, mundo real é mundo real. Os países dançam conforme a música e a música nem sempre é um minueto. Hoje a coisa está mais para baile funk, com direito a todo tipo de baixaria.

A Alemanha que o diga. Depois de acabar com suas usinas nucleares e assumir compromissos inegociáveis para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o país, no dia a dia, na dura realidade dos fatos, está dando macha à ré e voltando a poluir, queimando gás porque não tem outro jeito.

Mas as mudanças climáticas também cobram alto preço em vidas humanas. O Brasil acaba de viver isso na destruição brutal causada pelas chuvas em Pernambuco.

Ninguém discute, as chuvas vieram e cobraram seu preço, mas será que a culpa é só delas ou a falta de comprometimento das autoridades brasileiras piora o drama?

Enquanto a demagogia pautar as ações de nossos homens públicos não vai acontecer nada, ou melhor, o quadro de destruição vai piorar. Não tem como ser diferente. A urbanização de áreas invadidas condenadas pela localização geográfica só vai piorar o problema e a falta de seriedade das promessas de ajuda depois da catástrofe não vão ajudar em nada.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.