Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os jacarandás mimosos

Os jacarandás mimosos estão floridos. Sorte de minha amiga Maria Adelaide Amaral, que mora numa rua simpática que, ainda por cima, é arborizada com eles.

Os jacarandás mimosos são árvores clássicas, com o tronco rugoso e galhos em média não muito grossos, com folhas pequenas e castanhas em forma de concha, que caem fazendo barulho porque são duras. Por isso também fazem barulho quando pisamos nelas e elas quebram com um estalo seco.

Os jacarandás mimosos são nativos do Brasil, mas se espalharam pelo mundo e hoje, sem falsa modéstia, enfeitam as ruas de Lisboa e outras cidades portuguesas, onde sua florada esquenta o entorno e coloca mais cor na cor das casas, invariavelmente, com as janelas coloridas.

A florada dos jacarandás mimosos chega na cola da floradas dos ipês e não fica devendo nada a eles. As flores roxas entram em cena orgulhosas e fazem bonito, mesmo se comparadas com o amarelo e o rosa das flores dos ipês no fim da fila.

Os jacarandás mimosos gostam de se contrapor às paineiras. Por isso, como aquelas dão guarida aos sabiás, os jacarandás convidam os bem-te-vis para pousarem em seus galhos e aceitam rolinhas e até tucanos, como já vi mais de uma vez.

Dizem que não temos que tomar partido nas brigas dos outros. Como eu concordo e cheguei à conclusão que é melhor ser feliz que ter razão, vamos deixar as diferenças vegetais com os vegetais. Para nós o que vale é que as plantas de São Paulo são generosas e não se negam a florir com toda a força.

Para elas é questão de honra dar o exemplo, mostrar que fazem bem-feito aquilo que fazem. Sorte nossa! Nós, humanos, aproveitamos a festa e ganhamos instantes de beleza sem pagar nada por eles.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.