Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os buracos estão vencendo

Pelo que parece, os buracos estão vencendo. A cidade está cada dia mais esburacada, apesar das autoridades garantirem que iniciaram o maior plano de recapeamento de ruas de nossa história. Esta é uma tecla interessante. A tranquilidade com que os políticos afirmam que ninguém nunca fez nada parecido com o que eles fazem assusta. E o curioso é que a tecla que eles tocam é sempre a mesma, só que eles não falam das coisas ruins, essas, sim, com certeza, repetidas ao infinito, por gente de todas as cores e vieses, sentadas em todo os lados do anfiteatro.

A bandalheira atinge tal ponto que até slogans são roubados. Por exemplo, tinha um político que nas suas campanhas dizia “rouba, mas faz”. Não é que, passados alguns anos, outro político roubou o antigo slogan do velho patriarca e colou nele a frase “rouba, mas faz”?
Aliás, este é um ponto importante. Como é difícil dizer que não houve desvios, a questão agora é a discussão do porquê não fizeram isso ou aquilo para o resultado do roubo reverter em benefício da sociedade.

Mas nosso tema é a vitória incontestável dos buracos na luta contra a prefeitura. Até agora, não tem como dizer que não. É andar pelas ruas da cidade para ver que os buracos estão muito à frente e que, enquanto a prefeitura tapa mal e mal meia dúzia de crateras numa rua, outras duas dúzias surgem na rua ao lado.

Enfim, como pode mais quem chora menos, os buracos estão comemorando nos finais de tarde. É comum vê-los bebendo um chope gelado enquanto os caminhões da prefeitura fazem o que podem, mas desde o começo sabendo que já perderam, até porque os buracos têm aliados importantes entre os concessionários de serviços públicos. Pouca gente esburaca mais e melhor do que os concessionários que atuam em São Paulo. Com eles ao seu lado, os buracos sabem que vencerão sempre.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.