Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As chuvas ainda não vieram

As chuvas ainda não chegaram com a violência típica do verão, nem com as quantidades de água que costumam cair do céu entre janeiro e março. É verdade, já caiu muita chuva, em muito pouco tempo, então a cidade ter inundado em áreas específicas está certo, faz parte do jogo, ainda mais se for a Vila Pantanal, que tem como diferencial ser mais baixa do que a calha do Rio Tietê.

Diz a lenda que chora menos quem pode mais. No caso, parece que a chuva está levando nítida vantagem. Não só porque é permanentemente líquida, mas porque está recebendo uma ajuda com grande tradição, tanto faz quem seja o governo.

De um lado, as mudanças climáticas estão mudando a ordem natural do tempo e criado variantes novas, capazes de destruir muito mais em muito menos tempo. E de outro lado, por incrível que pareça, está o poder público, que deveria ter entre suas missões defender a sociedade, mas faz tempo que, quando o faz, o faz precariamente.

No caso das enchentes que têm atingido a cidade, as tempestades estão entrando com muito mais força e a administração, mesmo sabendo que isso aconteceria, não limpou boa parte dos bueiros da cidade.

Com os bueiros entupidos e mais chuva caindo do céu só poderia acontecer o que tem acontecido. Áreas que não ficavam debaixo d’água, estão ficando e áreas que já ficavam estão ficando mais ainda.

O resultado é que mais gente está perdendo o que tem e o que não tem, com a agravante de não ter concretamente a quem recorrer. A maioria da população atingida sabe que não vai acontecer nada, que não será auxiliada. E tem os teimosos ou os que podem entrar com processos. Esses, no futuro, podem receber alguma coisa, mas, como diz meu amigo Nalini, justiça que demora não é justiça.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.