Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As quaresmeiras estão chegando

[Crônica do dia 22 de janeiro de 2003]

As quaresmeiras começam a florir. Por conta disso, São Paulo que nas férias fica mais gostosa e mais humana, continuará, mesmo com a volta do rodízio, mais gostosa e mais humana.

Não tenho números, mas acho que as quaresmeiras são as árvores mais plantadas da cidade. Não tem canto em que não tenha pelo menos uma, e ela, agora, começa a florir, no contraponto contraditório entre seu nome e sua florada.

A quaresma é uma época de reflexão, uma época circunspeta, às vezes até triste, porque nela o católico faz penitência pela morte do Cristo.

Durante séculos, a quaresma foi um período em que mal se podia rir. Tudo, nela, era pecado e até hoje, nesta época as igrejas vestem seus santos de roxo, antecipando o martírio do Cristo, na sexta feira da paixão.

A maioria das quaresmeiras tem flores roxas e sua florada também se estende pelos dias da quaresma, mas, ao contrário das igrejas, o roxo das quaresmeiras é uma explosão de vida, de alegria e de cor, que toma a cidade de assalto com a violência das grandes emoções, enchendo cada esquina com a alegria de suas flores cobrindo as árvores, escondendo o cinza e tapando o feio.

As quaresmeiras são um exército aguerrido e numeroso, por isso têm a florada exuberante espalhada pela cidade inteira, indistintamente, democraticamente, entre ricos e pobres, entre verde e cinza.

Mas, quem sabe mais importante que tudo, as quaresmeiras são árvores daqui mesmo, da mata atlântica, e quem viaja para o litoral pode acompanhar o dueto das árvores na cor que explode da mata.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.