Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As pontes e os caminhões

[Crônica do dia 13 de novembro de 1997]

Parece que tem gente disposta a acreditar em milagre, ou que é capaz de fazer mágica. O duro é que nenhuma das duas coisas acontecem e o resultado é que dia sim, outro também, São Paulo para, por conta das crenças frustradas.

As pontes da cidade, especialmente as que cruzam sobre a marginal, têm uma determinada altura que deveria ser conhecida de todas as pessoas interessadas.

Mais do que isto, a respectiva altura está escrita em cada uma delas, e, no entanto, não adianta nada. É raro o dia que um caminhão não fique entalado, porque a altura dele é maior do que o vão da ponte.

O problema tem solução simples. Basta o embarcador da carga não deixa-la ficar com altura maior do que a do vão das pontes sob as quais o caminhão vai passar.

Se apenas isto fosse levado em conta, São Paulo não teria que aguentar mais esta agressão, porque o problema não existiria.

Infelizmente, o pequeno detalhe da altura da carga não é levado em conta e o resultado são horas e horas de congestionamento extra, com um custo absurdo para o país inteiro, em tempo perdido, e combustível gasto inutilmente.
a CET faz o que pode, inclusive já instalou, faz muito tempo, detetores de altura, justamente para evitar este tipo de acidente.

Não adianta nada. O motorista vai em frente, convencido de que na hora h o super vai aparecer ou são judas vai se apiedar de suas dificuldades, e a ponte vai misteriosamente ficar mais alta, ou o caminhão mais baixo.

Como São Judas exige para ajudar que o interessado se ajude antes, e como o super não anda resolvendo nem mesmo os próprios problemas, o resultado é o caminhão ficar entalado, esperando os técnicos da CET chegarem para imaginar um jeito de tira-lo de lá, enquanto o motorista fica olhando em volta com cara de parvo, tentando explicar o inexplicável.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: Spotify, Google Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.