Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As maravilhas do mercado municipal

Programa imperdível para quem mora aqui, ou é de fora

Cartão postal da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal tem muitos atrativos. A começar pela sua exuberante construção, o projeto é do engenheiro Felisberto Ranzini, o mesmo que responde pelo projeto do Teatro Municipal. Inaugurado em 1933, ele é considerado um dos mais importantes espaços gastronômicos da cidade, por lá, é imensa a variedade de produtos disposta em centenas de boxes, além do famoso sanduíche de mortadela

Construído às margens do rio Tamanduateí, o Mercado Municipal de São Paulo ocupa uma área construída de 12.600 metros quadrados. A sua construção imponente chama a atenção e também os seus belíssimos vitrais, ao todo são 72, subdivididos em 32 painéis, o que por si só já o faz um dos mais charmosos cartões postais de São Paulo. É um programa imperdível para quem nunca foi e um programa bastante agradável para quem quer repetir a dose.

Também é no Mercado Municipal, carinhosamente conhecido como Mercadão, que nos deparamos com milhares de produtos, entre frutas, verduras, cereais, carnes, peixes, temperos, doces, entre tanto outros, ao longo dos seus 290 boxes que comercializam 350 toneladas de alimentos por dia. Um número grandioso, assim como o de visitantes, o Mercadão recebe semanalmente cerca de 50 mil pessoas.

Outro atrativo dele é o espaço gastronômico com dezenas de restaurantes que oferecem desde pratos mais simples aos mais sofisticados. Mas um marco que é mesmo do Mercadão é o famoso sanduíche de mortadela. Quem já provou, sabe o que eu estou dizendo. E ele também tem história para contar e data da década de 1960, quando funcionários do atual Bar do Mané fizeram uma brincadeira ao criarem um sanduíche com recheio exagerado.

Não é que o tal sanduíche não apenas chamou a atenção da freguesia, como também caiu no gosto popular?. E há quem vá ao Mercadão simplesmente para saborear esta iguaria, que também foi copiada por outros bares e lanchonetes na cidade. E o tal sanduíche de mortadela se tornou um mito da gastronomia paulistana, assim como o Mercadão é um marco da nossa cidade.

Você já foi ao Mercadão?. Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.