Um novo formato sem tanta rotina

Novo modelo de trabalho mostra que é possível ter uma qualidade de vida melhor

A pandemia de covid-19 mudou radicalmente o formato de trabalho, muitos tiveram que adotar o home office, como também nos obrigou a aprender a conciliar a vida pessoal com a profissional. Desde o início da pandemia e mais ainda com o isolamento social, a saúde mental passou a ser uma preocupação e o tema qualidade de vida nunca se fez tão presente. Mas afinal, o que é qualidade de vida? Ela é mensurada a partir do conjunto de condições que contribuem para o bem estar físico, mental e espiritual das pessoas.

O que significa dizer que ela é diferente para cada um, não tem regra, e a cada um cabe buscar a sua. E o que tem sido muito notório nesse momento em que estamos vivendo é que as pessoas não querem voltar para o que chamam de “normal”, ou seja, quando não havia a pandemia. Tanto que pelo estudo “Profissional do Futuro”, da NTT Data, uma das maiores companhias de tecnologia do mundo, 80% dos colaboradores esperam que as empresas respeitem sua vida pessoal e seu tempo com a família, amigos e passatempos.

O mesmo estudo mostrou que quase 97% dos entrevistados preferem trabalhar num formato diferente do tradicional, totalmente presencial, e menos de 1,5% desejam o retorno do trabalho exclusivamente no escritório. Chama a atenção que 44% dos entrevistados têm um alto grau de preocupação se a quantidade de trabalho irá afetar a saúde mental das pessoas, para outros 43% essa é uma preocupação média. O estudo teve a participação de três mil funcionários e líderes em dez países, incluindo o Brasil.

Analisando esses dados, fica evidente que o antigo formato de trabalho, em que as pessoas passavam horas semanais dentro de uma empresa, fora outras horas a mais no trânsito, deu lugar a uma rotina mais flexível, o que não significa trabalhar menos, mas muitas vezes fazer o seu próprio horário e poder aproveitar mais as horas livres para praticarem o que lhes dão prazer.

O que é qualidade de vida para você? Compartilhe: