Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Recuperação do Sistema Canteira

O plantio de 100 mil mudas de árvores ajudará na produção de água, proteção dos mananciais e na restauração do habitat de animais

O programa Raízes da União, uma parceria da indústria farmacêutica União Química, com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), prevê o plantio de 100 mil mudas de árvores nativas no entorno do Sistema Cantareira. Segundo o levantamento do Atlas do Sistema Cantareira, uma publicação do Instituto Ipê, 21 mil hectares precisaram ser restaurados ou incrementados em áreas de preservação permanente, nas proximidades de nascentes, rios e riachos.

O Sistema Cantareira é um dos maiores sistemas de abastecimento de água do mundo, responsável por atender cerca de 7,6 milhões de pessoas na Região Metropolitana de São Paulo e 5 milhões nas regiões de Campinas e Piracicaba. Também de acordo como Atlas do Sistema Cantareira, a falta de cobertura vegetal prejudica a resiliência do Cantareira e as áreas que deveriam estar cobertas por florestas, estão praticamente devastadas.

A inciativa começará ao redor da represa Atibainha, em Nazaré Paulista. As plantas escolhidas são típicas do bioma Mata Atlântica, predominante na região. Segundo o Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), as árvores irão ajudar não só na produção de água e proteção dos mananciais, como também na restauração do habitat de animais ameaçados de extinção.

As cidades de Guarulhos, Taboão da Serra e Embu-Guaçu também serão contempladas no projeto e até Minas Gerais, onde nascem alguns dos mananciais formadores do Sistema Cantareira. Outra iniciativa no entorno do Sistema Cantareira é da Sabesp. Responsável pela operação do sistema, na última década, ela reflorestou 1,2 mil hectares nas margens da represa, o que equivale a uma floresta com 1,6 milhão de árvores.

Você conhece outras iniciativas similares? Compartilhe:

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.