Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

As amoras chegaram

 

As amoras chegaram e estão indignadas. Tudo bem as jabuticabas carregarem antes delas, mas as pitangas?

Pitanga que é pitanga sempre chegou depois das amoras! Como é que este ano elas fazem a molecagem de saírem na frente, de complicarem o ciclo natural das flores e dos frutos?

Leia também: Bom é comer pitanga no pé

A pandemia não pode servir de desculpa para tudo. Tá certo, não é uma gripezinha como quer o Presidente, mas não pode ser usada para atrapalhar a ordem de chegada das flores e dos frutos.

Se as azaleias não ligam porque são atropeladas pelos ipês, isso é problema das azaleias. Se elas não reclamarem é problema delas, são elas que estão abrindo mão do direito divino de florirem na hora delas, florirem dentro da ordem pré-estabelecida faz milênios e que diz quem entra em cena e em que lugar.

O que as pitangas fizeram foi muito feio, coisa de gente sem nenhuma educação, que só olha o próprio umbigo e quer que o mundo em volta se estoure.

Não é assim que as coisas funcionam. Ordem e respeito fazem parte do mundo civilizado. Aliás, é por isso que na Suécia ou na Alemanha não precisa jeitinho, as coisas são como são e as pessoas respeitam.

Como diz o Ministro Marco Aurélio Mello, se a lei é ruim, mude-se a lei; enquanto a lei for a lei, cumpra-se a lei.

Leia também: O ciclo das jacas

As amoreiras sabem que ele está certo. A única forma de uma democracia funcionar é todo mundo respeitando a lei. Sem respeito a vaca vai pro brejo e o cidadão sai na chuva pra se queimar.

A covid19 mata quase mil pessoas por dia. Quem não tem cão fica no mato sem cachorro e, horror dos horrores, as amoreiras entram em cena fora de tempo, sem ritmo de jogo e sem saber o que vai acontecer.

Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.