Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

O Mando morreu

A vida é a vida e ela nos pega sem aviso, sem hora certa, sem razão aparente ou ao menos compaixão. Ela bate e é isso. Temos que seguir em frente, absorvendo a porrada, às vezes mais pobres e sempre mais doídos.

Meu primo Armando de Salles Oliveira, o Mando, morreu. O Mando é parte da minha história desde que eu nasci. Ele era filho de Tio Júlio Salles, primo e sócio do meu pai na casa de pescar robalo em Cananéia, nos barcos Caco e Colibri, no Guarujá, mas principalmente na Usina, a Companhia Paulista de Laminação, uma laminadora de aços especiais que, de verdade, era uma fábrica mágica, onde se criavam maravilhas e os sonhos se transformavam em realidade.

Crescemos juntos. Ele era quatro anos mais velho, então eu herdava suas roupas. Até hoje tem um blazer listado que veio dele quando eu era menino pequeno, guardado num armário da minha casa.

A marca do Mando será sempre o Joãozinho, o toca-fitas de carretel que ele montou e que eu comprei quando fiz 17 anos. Nós o instalamos no meu primeiro carro, meu Opala Especial 2500, ano 1971, verde amazonas.

O Opala e as músicas do Joãozinho são lembranças vivas e o Mando e a Kitty, sua mulher há 50 anos, fazem parte dessa história. Nós íamos para o Guarujá e de lá saíamos para surfar pelas praias até São Sebastião. O momento inesquecível aconteceu na subida que separa a Barra do Una do Juquehy.

Estava um dia deslumbrante. No alto do morro, paramos o carro e ficamos vendo a paisagem iluminada pelo sol. O Joãozinho tocava Pink Floyd. Ali nós pudemos sentir a beleza da manhã de um dia no paraíso.

Mando, você vai ficar pra sempre nas músicas de “Joanna”, “I’ll catch the sun” e as outras que há tanto tempo dão liga para aventuras, histórias bonitas e uma amizade enorme. Descanse em paz e descubra o belo do paraíso. Um dia nós vamos nos reencontrar.

 

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.