Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

Os ipês, as pitangueiras e as amoreiras

Setembro é um mês único na vida da cidade de São Paulo. É o mês em que as pitangueiras dão frutos e que as amoreiras ficam carregadas de frutinhas roxas, atraindo os passarinhos que fazem a festa em seus galhos.

Cada árvore cumpre seu ciclo ensimesmada, pensando na própria vida e em como perpetua-la. Todas, cada uma a sua maneira, se preocupam com o futuro, como se preocupam também com o passado e com sua herança genética e em preserva-la, para preservar a espécie.

As amoreiras e as pitangueiras têm sua carga de frutos em setembro, e ainda que pudessem concorrer umas com as outras, não o fazem, mas se completam, se enchendo de frutos numa competição saudável, onde quem ganha sou eu e os passarinhos.

Setembro também é o mês em que as paineiras recuperam sua folhagem e ficam de novo verdes, de um verde radiante, que é sua vingança para os meses de inverno, nos quais, ainda por cima, ficaram com os galhos nus, como esqueletos desesperados implorando a Deus o direito de entrar no céu.

Mas setembro ainda é mais. É o mês em que os ipês amarelos enfeitam a vida com o ouro de suas flores, abrindo para a imaginação a rota de todos os Eldorados.

Cada árvore anuncia sua boa nova, uma mensagem de esperança, que se confunde com a fartura das frutas de suas companheiras de ruas e quintais, de praças e de parques, numa orgia dificilmente encontrada em outro mês do ano.

Na sagração da primavera que explode sem aviso, nas cores das frutas e das flores, no cheiro de terra molhada e de vida que renasce, setembro é um mês bom. Um mês rico e farto que acena para a vida a perpetuação de todos os instantes.

___
Siga nosso podcast para receber minhas crônicas diariamente. Disponível nas principais plataformas: SpotifyGoogle Podcast e outras.

Crônicas da Cidade vai ao ar de segunda a sexta na Rádio Eldorado às 5h55, 9h30 e 20h.

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.