Pressione enter para ver os resultados ou esc para cancelar.

E agora GNV?

Sem incentivo e com um aumento exorbitante, é questionável se vale a pena a conversão

No início de fevereiro, os proprietários de veículos que rodam com o GNV, Gás Natural Veicular, levaram um susto. O aumento do combustível foi de, em média, 40% em várias cidades do Estado de São Paulo atendidas pela Comgás. Se foi o seu caso, que investiu alto na conversão do seu veículo, fica a grande decepção. Para quem pensa em fazer a conversão, a conta tem que ser feita na ponta do lápis, e São Paulo não oferece nenhum incentivo para isto (leia mais).

Bastante utilizado por taxistas e frotistas, são mais de dois milhões de veículos que rodam com o GNV em todo o país, sendo aproximadamente 100 mil em São Paulo, os que estão na Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Campinas e Região, áreas atendidas pela Comgás, foram pegos de surpresa com o aumento do combustível de, em média, 40%.

A decepção começa na conta. Somente para a conversão do veículo para utilizar este tipo de combustível, o investimento no chamado kit de 5ª geração é de até R$ 5.000,00. O custo é alto e você precisa avaliar o retorno que terá, o prazo para que isto aconteça, já que quanto mais rodar com o seu veículo, mais rápido ele será. E se você está pensando em instalar o kit GNV no seu carro, será que este é o melhor momento?

E uma informação que me chamou a atenção é que por aqui não há nenhum incentivo para isto. No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, quem converte o seu veículo tem um desconto de 75% no IPVA e no Paraná, de 40%. Sendo São Paulo aonde está a maior frota do país, a lógica seria também haver este incentivo, até porque o GNV é menos poluente do que os outros combustíveis.

Você pode se interessar:

Se colou ou não, fato é que a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) alegou que o reajuste foi meramente em função de uma atualização do custo do gás natural. Mas, a diferença é grande quando comparado ao aumento do gás de cozinha, que ficou entre 8% a 11%. Para quem tem o veículo convertido, se é o seu caso, imagino o desgosto que foi este aumento inesperado.

Vale a pena? Compartilhe:

Antonio Penteado Mendonça

Advogado, formado pela Faculdade de Direito Largo São Francisco, com pós-graduação na Alemanha e na Fundação Getulio Vargas (FGV). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2017/2020), atual Irmão Mesário da Irmandade, ex-presidente e atual 1º secretário da Academia Paulista de Letras, professor da FIA-FEA e do GV-PEC, palestrante, assessor e consultor em seguros.